Regras do Jogo
Comentários e análises sobre as Regras do Jogo de Futebol
Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 00h19

Neste espaço reservado a comentários a respeito das Regras do Jogo de Futebol iremos apreciar pontos importantes e esclarecedores sobre este tema tão apaixonante que são somente 17, porém trata-se de um universo de interpretações.

As regras do jogo de futebol existem para controlar uma partida de forma que tenha fluidez, beleza, igualdade de condições entre os participantes e proteção contra atitudes antidesportivas.

O árbitro é o responsável direto por todo este controle aplicando as regras do jogo e contando com a colaboração dos árbitros assistentes, quarto árbitro e quem sabe no futuro, árbitros assistentes adicionais.

Durante centenas de anos o futebol foi jogado sem regras definidas e através de um processo evolutivo os códigos foram sendo criados.

Data de 1848 o estabelecimento de regras rudimentares na Universidade de Cambridge (Inglaterra). Nesta época era permitido jogar tanto com as mãos quanto com os pés.

Em 26 de outubro de 1863 ocorreu a fundação da “The Football Association” que é a mais antiga Associação do mundo e na mesma data foram promulgadas as regras (códigos e normas) declaradas oficiais, num total de 14.

Com o passar dos anos muitas modificações foram introduzidas desde a colocação de uma corda para ligar os dois postes, passando pela proibição total de jogar com as mãos em 1869.

Em 1874 pela primeira vez são mencionadas duas pessoas, cada uma escolhida por uma equipe, para controlar o jogo. Até então o controle do jogo era feito pelos capitães das equipes.

Em 1878 é usado pela primeira vez o apito.

Em 1881 é nomeado pela primeira vez um árbitro nos moldes que conhecemos hoje com a finalidade essencial de resolver os problemas eventualmente surgidos entre os dois controladores e um de seus deveres era chamar atenção de qualquer jogador que assumisse atitudes contra o “fair-play”.

Em 1886 surde na Inglaterra a primeira Escola de Árbitros.

Somente em 1894 é dado ao árbitro o controle completo do jogo. A partir daí os jogadores abstêm-se de participar das decisões tomadas. As regras tornaram-se 17 somente em 1938 e a partir de 1958 FIFA e BOARD se unem assumindo uma relação de votos para modificar as regras do jogo, assim como é feito até hoje, onde todo ano, em 1 de julho, as novas alterações entram em vigor.

Essa nossa conversa sobre este tema tão apaixonante, iniciará a partir de janeiro.

Até lá!

SILVIA REGINA DE OLIVEIRA
DIRETORA DA ESCOLA DE ÁRBITROS FLÁVIO IAZZETTI

© 2014 Federação Paulista de Futebol - Todos os direitos reservados. FALE CONOSCO    |    EXPEDIENTE