
O Mogi Mirim foi a grande surpresa do Campeonato Paulista de 2012. Na primeira fase, se classificou na sexta colocação, com 35 pontos e foi jogar as oitavas de final contra o Santos. Em jogo único na Vila Belmiro, vitória da equipe santista por 2 a 0, revés que fez o clube ir disputar o título do interior. Na semifinal, venceu o Oeste por 3 a 2, eliminando o time de Itápolis. Por fim, para coroar a boa campanha ao longo da competição, disputou a final do Troféu do Interior diante do Bragantino. No jogo de ida, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, vitória dos visitantes por 4 a 2. E o placar se repetiu no jogo da volta, com um novo triunfo do Mogi Mirim por 4 a 2, no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, sagrando-se campeão do torneio.
Ídolo e presidente licenciado do clube, Rivaldo acompanhou o desempenho da equipe, apesar de morar em Angola, onde defende o Kabuscorp. “Acompanhei sim, tanto pela internet, como televisão. A maioria dos jogos eu assisti ao vivo. Ficava o tempo todo no telefone com o vice-presidente (atual presidente) Wilson Bonetti e com meu filho Rivaldinho”, disse o camisa 10, que gostou do que viu neste início de ano. “Foi uma ótima campanha, fiquei muito feliz com o desempenho de todos os jogadores e comissão técnica. Meu sonho sempre foi ver o Mogi Mirim grande e neste campeonato vi que estamos no caminho certo”, completou.
A história de Rivaldo com o Mogi Mirim existe há 20 anos. Em 1992, o meia assinou com o clube e tornou-se referência de uma das maiores equipes que já vestiu a camisa alvirrubra, o chamado “Carrossel Caipira”. Esse apelido foi dado porque o time jogava no esquema 3-5-2, aos moldes do Carrossel Holandês da Copa do Mundo de 1974. Comandada por Oswaldo Alvarez, o Vadão, e liderada por Rivaldo, Válber e Leto dentro de campo, a equipe foi a sensação do futebol paulista na década de 90. Após viver esses dois momentos gloriosos da história do clube, o craque prefere não fazer comparação. “Cada época tem suas diferenças e o mais importante é que tanto na época que joguei como a atual ficará marcado na historia do Mogi Mirim”, afirmou o jogador, eleito o melhor do mundo em 1999.
Mesmo sem querer comparar, Rivaldo apontou o diferencial de cada equipe. “Em primeiro lugar a vontade de vencer, lutaram até o fim. Me lembro que antes do campeonato falei com o (volante) Baraka, (goleiro) Anderson e (zagueiro) Thiago, sobre a importância deste Campeonato Paulista para a carreira deles, e eles prometeram que iriam fazer de tudo para poder realizar uma grande campanha, para que um dia pudessem jogar no Campeonato Brasileiro da primeira divisão , e creio que isto irá acontecer com muitos deles, eles trabalharam para isso, foram companheiros, lutaram juntos, merecem todo esse reconhecimento”, declarou o meia, se referindo à equipe deste ano. “Muito tempo de trabalho, muito treinamento e o Vadão fez a diferença. Não é à toa que ele é reconhecido até hoje. Eu particularmente aprendi muitas coisas com ele”, acrescentou, falando sobre o Carrossel Caipira.
Além do título do interior, a boa campanha no Paulistão Chevrolet 2012 levou o Mogi Mirim ao Campeonato Brasileiro da Série D. Isso porque as duas equipes melhores colocadas, que ainda não disputem o torneio nacional, se classificam – neste ano, Mogi Mirim e Mirassol garantiram a vaga. De olho na Série D, Rivaldo falou sobre o planejamento do clube. “Muitos jogadores irão para outras equipes para jogar a Série A e B, devido à campanha feita no Paulistão, muitos times estão à procura. Mas alguns jogadores vão continuar e estamos trabalhando para montar uma equipe forte. Sabemos que é uma competição difícil, mas a expectativa é grande, lutaremos para conseguir uma vaga para a Série C. Vamos trabalhar isso”, declarou o pentacampeão mundial em 2002.
Presidente
Quem não se lembra do famoso “carrossel caipira”, formado no início da década de 1990 pela forma tática parecida com que a Holanda atuou na Copa de 1974?