Plano de Carreira

No início da temporada, após o resultado das avaliações e dos conceitos de desempenho constantes das Normas de Classificação, os árbitros da Relação Anual de Árbitros (RAA) são classificados em seis categorias, de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Estadual de Arbitragem, determinando, desta forma, um plano de carreira aos árbitros e assistentes.

É importante destacar que a mudança de categoria deverá ser progressiva, não sendo admitida em nenhuma hipótese a ascensão para uma categoria superior sem que o árbitro ou assistente tenha passado pela categoria imediatamente inferior.

Os árbitros e assistentes que ao final de cada temporada obtiverem conceito insuficiente, dentro dos critérios de avaliação da Comissão de Arbitragem, passarão à categoria imediatamente inferior. Para atingir os objetivos traçados pela Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, a progressão para as categorias fica condicionada à existência de vagas para cada uma delas.

A falta de avaliação mínima do árbitro na temporada, em razão de sua ausência nas escalas por dispensas, pendência documental na Corregedoria da Arbitragem, condenação na Justiça Desportiva, punição administrativa e reprovação nos testes, físico e escrito, implicará no rebaixamento de categoria.

O Plano de Carreira estabelecido pela Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol está dividido em 6 categorias:

Categoria Especial
Integrada pelos árbitros e assistentes com mais de cinco anos, ininterruptos, de prestação de serviço na FPF. Atuarão em todas as competições organizadas pela FPF.

Categoria 1
Integrada pelos árbitros e assistentes com mais de cinco anos, ininterruptos, de prestação de serviço na FPF. De acordo com os critérios e observações da Comissão de Arbitragem, poderão atuar, no Campeonato Paulista da Série A-1 e em competições de categorias equivalentes e amadoras.  

Categoria 2
Integrada pelos árbitros e assistentes com mais de cinco anos, ininterruptos, de prestação de serviço na FPF. Atuarão, preferencialmente, nos Campeonatos Paulista das Séries A-2 e A-3 e em competições de categorias equivalentes e amadoras.

Categoria 3
Integrada pelos árbitros e assistentes com mais de três anos, ininterruptos, de prestação de serviço na FPF. Atuarão, preferencialmente, nos Campeonatos Paulista da Segunda Divisão e Copa Paulista e em competições amadoras.

Categoria 4
Integrada pelos árbitros e assistentes com mais de dois anos, ininterruptos, de prestação de serviço na FPF. Atuarão, preferencialmente, nas competições amadoras.

Categoria 5
Integrada pelos alunos aprovados na terceira fase do Curso de Arbitragem da Escola de Árbitros Flávio Iazzetti, os quais cumprirão estágio probatório de um ano em competições amadoras, exclusivamente.

© 2014 Federação Paulista de Futebol - Todos os direitos reservados. FALE CONOSCO    |    EXPEDIENTE
Placar On Line