Outubro Rosa

FPF e ONGs iniciam 2ª edição da campanha “Marque Esse Gol”, do Outubro Rosa

(Crédito: Rodrigo Corsi/ FPF/ Powered by Canon)

Publicado em 02 de outubro de 2017, às 15h30

A Federação Paulista de Futebol, em parceria com clubes filiados e com as ONGs Américas Amigas e Meninas do Peito, promove pelo segundo ano consecutivo a campanha “Marque esse Gol” durante o “Outubro Rosa” em estádios paulistas de São Paulo, Campinas, Santos e Ribeirão Preto.

A partir de 4 de outubro, o entorno dos estádios de Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta e Botafogo-SP receberão unidades móveis de atendimento à mulher. Os caminhões ficarão durante dois dias em cada arena. O Corinthians também fará uma ação própria voltada ao Outubro Rosa com exames.

Os caminhões terão equipamentos para realizar mamografias e exames complementares gratuitos, mediante agendamento prévio. A expectativa da FPF e das ONGs é fazer cerca de 600 exames ao longo de 10 dias.

“Os resultados que obtivemos na campanha do ano passado mostram que ações como esta são fundamentais e fazem parte deste novo momento da FPF”, diz Robson Silveira, diretor de Marketing da Federação Paulista de Futebol. “Esta é uma causa que merece a atenção do futebol paulista. E colaborar com causas sociais e educativas em todo o Estado é uma das bandeiras desta nova gestão da FPF.”

Além dos caminhões no entorno dos estádios, a campanha também terá a participação direta dos atletas dos clubes. Jogadores dos times estão apoiando a campanha, recebendo mulheres ligadas às ONGs nos CTs e gravando vídeos de conscientização sobre o tema.

“Em 2015, Corinthians e Palmeiras apoiaram a campanha e ajudaram a fazer o Marque Esse Gol. No ano passado, a Federação Paulista de Futebol abraçou a causa e fez acontecer. É gratificante ver o crescimento do projeto já em sua terceira edição. Neste ano, além do patrocínio da FPF, teremos o apoio de outras empresas para proporcionar o exame a mais mulheres e poder dar a elas uma chance à vida”, diz Natali de Araújo, paciente e uma das idealizadoras do projeto.

Outra ação prevê que os jogadores entrem em campo em algumas partidas acompanhados de mulheres ligadas à campanha. Haverá exibição de faixas sobre a campanha dentro do gramado. O jogo entre São Paulo e Sport, pelo Brasileirão, neste domingo (1º), foi o primeiro a receber as ações especiais.

As mulheres interessadas em realizar o exame em uma das unidades móveis devem se inscrever por meio do site www.marqueessegol.com.br. As selecionadas receberão um e-mail de confirmação com data e horário do agendamento. Além da mamografia, os caminhões também poderão realizar exames de ultrassom diagnóstico, caso necessário.

Confira o calendário das unidades móveis disponíveis no entorno dos estádios:

São Paulo
4 e 5 de Outubro, no estádio do Morumbi

Santos
13 e 14 de outubro, na Vila Belmiro

Campinas
18 e 19 de outubro, no estádio Moisés Lucarelli

Ribeirão Preto
21 e 22 de outubro, no estádio Santa Cruz

São Paulo
25 e 26 de outubro, no Allianz Parque

Américas Amigas
A Américas Amigas é uma organização não governamental que luta pela diminuição do número de mortes por câncer de mama no Brasil, especialmente entre a população de baixa renda. Fundada em 2009, a ONG já beneficiou mais de 12 estados brasileiros por meio da doação de 23 mamógrafos a hospitais públicos e instituições de saúde filantrópicas, além de já ter oferecido mais de 500 mil exames de mamografia e 16 mil horas de treinamento e capacitação para profissionais de mamografia. Para saber mais sobre a Américas Amigas, acesse: http://www.americasamigas.org.br. 

Meninas de Peito
O Meninas de Peito é um grupo formado por mais de 3.800 mulheres diagnosticadas com câncer de todo o Brasil. O grupo tem como missão o compartilhamento de informações e experiências vividas por quem enfrenta ou já enfrentou a doença. Formado em 2011, também tem importante papel no auxilio e apoio psicológico às mulheres que têm medo ou receio de fazer exames de prevenção e/ou diagnóstico de câncer de mama, além do tratamento e cirurgia, caso a doença seja confirmada.

Cristiane Gambaré
Empresária, amante e incentivadora do esporte atua profissionalmente na área da saúde em diagnóstico por imagem e idealizou o projeto o Futebol contra Câncer da Mama, que se tornou o Marque Esse Gol. O sucesso do projeto, iniciado em 2015, veio da junção de forças com as ONGs Américas Amigas e Meninas de Peito.

Penalty Academia Kappa Marabraz Canon Amanco