Esse é o Meu Título

Há 61 anos, Ferroviária conquistava a Segunda Divisão e o acesso à elite paulista

Publicado em 15 de abril de 2017, às 08h00

Há exatamente 61 anos, a Ferroviária comemorava o título da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 1955, o equivalente à Série A2 naquela época. A conquista, confirmada após uma vitória por 6 a 3 sobre o Botafogo, em 15 de abril de 1956, colocou o time de Araraquara na elite do futebol paulista.

Fundado em 1950, o clube passou os primeiros anos da década na tentativa de alcançar a elite. Na disputa de 1952, chegou muito perto de conquistar o acesso ao disputar a decisão do campeonato, mas a equipe acabou derrotada pelo Linense e ficou com o vice-campeonato, sem a vaga para a primeira divisão. Em 1954, caiu ainda na primeira fase da disputa. A “redenção” veio no ano seguinte.

Naquele ano, a história foi diferente. A Ferroviária liderou o Setor Amarelo na disputa da primeira fase. Classificada, disputou o Torneio dos Finalistas com Botafogo, Marília, América, Portuguesa Santista, Comercial, Juventus e a ADA, também de Araraquara. A confirmação do título e do acesso veio com uma rodada de antecedência no clássico com o Botafogo. 

Na ocasião, o técnico Clóvis Van Dick, o Capilé, mandou a Ferroviária a campo com Fia, Izan e Ferracioli; Dirceu, Pixo e Helcias Pirola; Paulinho, Cardoso, Gomes, Bazani e Boquita. A equipe garantiu a vitória com propriedade: Bazani, Cardoso e Gomes balançaram as redes duas vezes cada um e confirmaram o triunfo por 6 a 3 sobre o Botafogo, que diminuiu a diferença com Fernando, Amorim e Brotero.

Academia
Sicredi
FPF TV
Kappa
Sky
Penalty
AOC
Odonto Company
Guarani