Um dos mais tradicionais times do interior paulista, o Taubaté acumula títulos da Série A2 e Série A3, mas quer mesmo é acabar com o período longe da elite paulista, que já dura 35 anos. A última participação foi em 1984.
A equipe, que vai para o quarto ano seguido no Paulistão A2, fez boas campanhas medianas nas temporadas anteriores, não sendo ameaçado pelo rebaixamento, mas também sem conseguir chegar entre os quatro melhores.
O técnico Marcelo Martelotte falou sobre o time e a expectativa da temporada. “Quando recebi o convite do Taubaté, ainda durante a A2 do ano passado, era um projeto de longo prazo. São 40 anos do último acesso do Taubaté e do título mais importante do clube, então estamos preparados para também fazer história e recolocar o time na primeira divisão”, disse o técnico.
Time-base: Rafael Roballo; Jean, Ferron, Samuel e Danilo Tarracha; Moradei e Elivélton; Elias, Ricardinho e Juninho; Caio Mancha (Eduardo).
O técnico
O carioca Marcelo Martelotte está em casa. O treinador começou e terminou sua carreira como jogador no Taubaté. Também iniciou sua carreira de técnico na equipe alviazul, assumindo o comando do time sub-20 em 2003. Desde então Marcelo passou por outros clubes até retornar em 2018 para assumir pela primeira vez a equipe profissional no Campeonato Paulista A2 e na Copa Paulista. No currículo, tem passagens pelo Santos e títulos estaduais com Santa Cruz e Atlético Goianiense.
Destaque
Moradei retorna ao clube que o projetou em 2003. O volante, que também passou por Ituano e Bragantino até chegar no Corinthians, tem em sua carreira o título brasileiro de 2011. Aos 32 anos, o jogador retorna ao clube formador para ser o capitão na temporada 2019.
Aposta
O meia Erik, de 19 anos, é a grande aposta do clube. O atleta começou na base do Fluminense e chegou ao Taubaté em 2017. Jogou pelo profissional do clube em 2018, marcando quatro gols em 18 jogos na Copa Paulista. Com idade para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, ele ficou de fora a pedido do técnico, que quis o atleta bem ambientado para a disputa do estadual.
Títulos estaduais
2 Série A2 (1954 e 1979)
2 Série A3 (2003 e 2015)
Números no Paulistão A2 de 2018 – 7° colocado
15J 6V 4E 5D 21GP 22GC -1SG
Artilheiro: Flavio (9 gols)